O Edmonton Arts Council contratou Marc Fornes / THEVERYMANY para construir um "folie" arquitetônico no famoso parque da cidade, o Borden Park. O projeto, conhecido como "Vaulted Willow", busca "resolver e delinear estrutura, pele e ornamento em um sistema unificado" ao "explorar cascas autoportantes ultra finas concebidas através de protocolos digitais personalizados de geometria descritiva."
Descrição pelos arquitetos:
PELE: A pele estriada de "Vaulted Willow" é uma intrincada montagem de elementos estruturais. Esses são similares, porém únicos, e consistem em elementos digitalmente fabricados que se sobrepõem para dobrar a espessura total da pele.
MORFOLOGIA: A morfologia geral de "Vaulted Willow" é o resultado de uma relação recíproca que envolve experimentos em tipologias arquitetônicas não lineares, diferenciação estrutural e possibilidades programáticas para um playground sinuoso.
CORES: As cores de "Vaulted Willow" se originam de seu ambiente imediato, porém, para que a instalação se torne um ícone em Borden Park, as cores foram exageradas a ponto de parecerem artificiais.
BITS E PARTES: "Vaulted Willow" é composto por 721 elementos de alumínio, 14.043 conectores e 60 "âncoras" de concreto. O projeto utiliza alumínio de três diferentes espessuras. 24 placas de base são ancoradas em uma plataforma de concreto de 240 pés cúbicos. Foram necessários 4 dias de trabalho para que a equipe pudesse concluir a montagem das partes pré-fabricadas.
Marc Fornes / THEVERYMANY é conhecido por explorações similares. Recentemente ele transformou o Storefront for Art and Architecture de Nova Iorque com uma estrutura rosa apelidada de "Situation Room".